Ciências

 
Querido (a) aluno(a)!
Aqui você encontra todas as postagens relacionadas a Ciências.




:
Aquecimento global

O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido por meio da presença de certos tipos de gases na atmosfera. Esses gazes funcionam como um cobertor invisível sobre o planeta. Tais gases, quando lançados em excesso, tornam o "cobertor" mais espesso, deixando o planeta cada vez mais quente. Esse fenômeno é chamado de aquecimento global.
          O aquecimento global ocorre devido a desmatamentos, queimadas da vegetação e a queima de combustíveis como petróleo, gasolina, dielsel, carvão, gás natural e lenha.
          Com o aquecimento global, aumentam os casos de furacões, tempestades, enchentes, desetificação e seca.

Pesquisando as temperaturas das cidades brasileiras

Para realizar a atividade você deve
1. Acessar o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

2. Na página do CPTEC, procure nas "caixa de entrada" o item Tempo, como o indicado na imagem.
3. No campo Previsão para as cidades, digite o nome da nossa cidade, São Sebastião do Paraíso.
4. Observe os dados das Condições Atuais da cidade escolhida e responda as questões em seu caderno de Ciências:

a) Como está o tempo ( o céu está claro, nublado etc.)?

b) Qual é a temperatura?

5. Logo abaixo das condições atuais, observe a Previsão do Tempo para os próximos seis dias. Há probabilidade de chuva ou de céu encoberto de nuvens?

Achei esse vídeo interessante para refletirmos sobre a importânia de preservarmos a natureza e consequentemente a água!!!
 


Olá meus queridos!!!
Em nossa última aula de Ciências, estudamos sobre a Água e também sobre as temperaturas das cidades brasileiras.
Os estados físicos da água


         A água se apresenta em três estados físicos diferentes, que são: estado sólido, estado líquido e estado gasoso.


           Estado sólido - o gelo e a neve são exemplos da água no estado sólido.


           Estado líquido - a água que sai das torneiras e a água dos mares e dos rios. Obs. A maior parte da água que existe na Terra se apresenta no estado líquido, formando os oceanos, os lagos, as lagoas e os rios.

     Estado gasoso - quando a água ferve, forma-se vapor de água, que está em estado gasoso.

   Os icebergs são gigantes blocos de gelo, que se formam nas regiões mais frias da Terra.


Temperatura
           Querida criança,
       Agora que você já observou a temperatura da nossa cidade e de outras localidades, que tal conhecer a temperatura:
  • Corpo humano saudável - 36,7ºC
  • Corpo humano com febre - entre 37ºC e 41ºC
  • Água do gelo derretendo - 0ºC
  • Água fervendo - 100ºC
  • Geladeira - 4ºC
  • Frezzer - -20ºC
  • Forno assando bolo - entre 180ºC e 200ºC
  • Ferro de passar roupa - entre 100ºC e 200ºC
A temperatura influi nas mudanças do estado físico da água.
A "fumaça" que sai de nossa boca e de nossas narinas nos dias mais frios ocorre porque no ar expirado de nossos pulmões existe vapor de água, que, ao entrar em contato com a temperatura do ambiente, mais baixa, se condensa.
Estados físicos da água

Mudanças do estado físico da água
Solidificação - quando a água passa do estado líquido para sólido. Ex. Quando a água (líquida) é colocada no congelador e se transforma em gelo (sólido).

Ebulição e evaporação - quando a água passa do estado líquido para gasoso.
  • Ebulição: quando a água ferve, liberando bolhas durante o aquecimento.
  • Evaporação: quando a água é aquecida lentamente. Ex. A roupa que é colocada no varal para que seque.
Fusão - quando o gelo derrete e se transforma em água.


Condensação - quando o vapor da água se transforma em água líquida.


Em nossa próxima aula vamos falar sobre o Ciclo da Água! 

Esse vídeo é muito interessante e pode nos ajudar...


 O ciclo da água
      Você já aprendeu que a água muda de estado físico, não é mesmo? Você sabia que podemos observar as mudanças de estado físico da água também na natureza?
       A água dos mares, rios e lagos, por exemplo evapora e sobe para a atmosfera, formando as nuvens. A água das nuvens volta à superfície da Terra sob a forma de chuva. Esse movimento contínuo da água no planeta é chamado de Ciclo da água.

Pessoal!!! Esse vídeo é bem interessante...
A água doce é muito rara
          Há bastante água em nosso planeta, mas a maior parte dela é salgada. A quantidade de água para consumo é pequena. Seu uso deve ser bem controlado, para que no futuro a humanidade não sofra com a falta desse precioso recurso natural. 

A água e as misturas

Alguns materiais se dissolvem na água

Quando colocamos uma colher de açúcar num copo com água e misturamos, em pouco tempo o açúcar parece sumir. O açúcar sse dissolve na água, isto é, o açúcar é solúvel em água.
No dia a dia, podemos observar diferentes tipos de solução: água e sal, água e suco de uva, e muitas outras. Até mesmo a água mineral é uma solução, formada por água e por diversos sais minerais dissovidos.

Alguns materiais não se dissolvem na água

Há muitos materiais que não se dissolvem em água, ou seja, são insoluveis em água. Óleo, areia e pedra são alguns exemplos de materiais que não se dissolvem na água.
O processo de separação de materiais insolúveis em água é chamado filtração.

Há muito sal dissolvido na água do mar. Porém nem todos os mares têm a mesma quantidade de sal. Alguns são mais salgados que outros. O sal da cozinha é extraído da água do mar. A água do mar fica armazenada em tanques parecidos com piscinas, porém mais rasos. 
A água do mar é depositada em tanques, evapora e o sal fica no fundo do tanque. Essa mudança de estado físico da água chama-se evaporação.


Poluição das águas
As águas de rios, lagos, lençóis subterrâneos e oceanos podem ficar poluídas se ocorrer vazamento acidental de pertróleo ou despejo de: lixo, esgoto doméstico, esgoto agropecuário e de resíduos da indústria e da mineração.
O petróleo é quase todo insolúvel em água. Quando derramado no mar, forma uma camada que contamina os seres vivos que ali vivem e impede a passagem da luz, essencial às plantas. Resíduos das atividades da agriculturae da criação de animais, como adubos, agrotóxicos e fezes, escoam para os rios, causando a contaminação de suas águas. Os resíduos industriais e da mineração são tóxicos aos seres vivos e podem ficar boiando na água ou se depositar no fundo do corpo d'água.
No Brasil, o esgoto doméstico é coletado na rede e tratado em somente cerca de 29% dos municípios. O restante é despejado diretamente no solo, em rios, em represas ou no oceano.


O caminho da água
A água que abastece as casas vem dos rios ou das represas. Antes de chegar à sua casa, limpinha, pela torneira, a água passa pela estação de tratamento. Na estação, a água percorre por quatro etapas:
  1. Floculação: nessa fase, algumas substâncias são adicionadas à água e fazem a sujeira ficar toda agrupada, formando "flocos" gelatinosos.
  2. Decantação: nessa etapa, os flocos de sujeira vão para o fundo do tanque de tratamento.
  3. Filtração: á água, já sem os flocos, passa pro grandes filtros, feitos de areia e pedra, que tiram as impurezas que não ficaram grudadas nos flocos.
  4. Cloração: nessa fase, é adicionado cloro à água aprarentemente limpa. Desse modo, caso haja microrganismos nocivos ao ser humano, o cloro tem o poder de matá-los.
Pronto! A água já pode ser consumida novamente!
Mas, atenção!!! Quando a água chega à sua casa, pela torneira, ela está limpa, mas ainda não está pronta para beber! Antes de beber, a água deve ser filtrada ou fervida. Eliminando assim, microrganismos e impurezas que podem ter vindo pelo encanamento.

Depois que a água é usada nas casas, ela segur pelo encanamento para a rede de esgoto. O esgoto é tratado, e a água limpa é devolvida aos rios. 
O tratamento da água e do esgoto são importantes medidas de saneamento básico. Infelizmente, no Brasil, muitos lugares ainda não dispõem dessas medidas.

O ar
 O que é ar?
"Como afirmar que o ar existe? A gente vê as folhas balançando ao leve sopro do vento. Ouve o ar assobiando pelas frestas em noites de ventania. Sente o perfume das flores (e os gases dos escapamentos dos carros!) numa tarde ensolarada. Sente o sabor do sal, quando passeia pela praia. Sente o ar no céu azul, quando empina pipas. É assim que a gente sabe que o ar exite."

Poluição do ar

Escapametos de carro, fábricas e usinas produzem fumaça, gases e pó, que deixam o ar sujo e poluído. Organismos chamados liquens podem mostrar-lhe como o ar está poluído. Alguns tipos de líquen crescem onde o ar é poluído; outros só sobrevivem com ar puro. O ar é mais puro onde há muitos tipos diferentes de líquen. 



A atmosfera
O que é atmosfera? 
 O planeta Terra está envolvido por uma camada de ar chamada atmosfera. Como você ja viu, o ar da atmosfera é formado pelos gases nitrogênio, oxigênio, carbônico, outros gases em quantidade menor e vapor de água.
Na parte mais baixa da atmosfera, próxima à superfície da Terra, há uma grande concentração de gases. Nessa parte, os seres vivos terrestres dispõem do gás oxigênio necessário à respiração.
Nas partes mais altas da atmosfera, há pouca quantidade de gases e, consequentemente, menos gás oxigênio, portanto, quanto maior a altitude, menor a quantidade de gases na atmosfera.

Os fenômenos atmosféricos

 Diversos eventos que ocorrem na atmosfera recebem o nome de fenômenos atmosféricos. Alguns exemplos desse tipo de fenômeno são:
  • as precipitações, como a chuva, a neve e o granizo;
  • os relâmpagos e os trovões, que podem ocorrer durante as tempestades;
  • o vento, que é o ar em movimento.
    Relâmpago

    Vento
    Granizo
 








Como se forma o vento?
O ar se desloca quando há diferença de temperatura entre duas regiões. Se um local da Terra receber mais calor do Sol do que outro, o ar próximo a esse local fica mais aquecido. Esse ar quente sobe para as partes mais altas da atmosfera e o ar frio desce, tomando o lugar do ar quente que subiu. Esse deslocamento do ar forma o vento.


Fenômenos devastadores

Os ciclones, os furacões e os tornados também são exemplos de fenômenos atmosféricos. Eles se formam em torno das nuvens de chuva como fortes redemoinhos de ar, podendo ocorrer no mar ou no continente. O problema é que quando esse redemoinho se desloca sobre o continente, ele pode causar muitos estragos.
Dependendo da velocidade que eles alcançam - alguns chegam a atingir até 500 quilômetros por hora -, podem ararncar árvores do chão, destruir telhados e chaminés, lançar carros para fora de estradas e até destruir casas e prédios. É por isso que em regiões onde esses fenômenos são frequentes, como no sul da América do Norte, algumas casas têm um abrigo embaixo da terra para as pessoas se protegerem.

Humidade do ar
A quantidade de vapor de água no ar caracteriza maior ou menor umidade do ar. Há dias em que o ar está mais únido, então dizemos que a umidade do ar esta alta. é o que acontece, por exemplo, momentos antes de chover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário